Próximos eventos

todos

Luna Style

STREET STYLE

Por: Renata Petry

O street style é uma tendência universal que pira a cabeça de muita gente.

Um mix de botinhas, jaquetas de couro, shortinhos jeans rasgados, vestidos de poá , cabelos soltos de qualquer maneira ou , muita vezes, super penteados.

Essa tendência, como todas no meio da moda, tem influências históricas, econômicas e até politicas. Há algumas controvérsias sobre a origem de tal conceito, mas entende-se que na década de 50, o pós guerra mudaria não só a vida cotidiana das pessoas, mas a música e suas roupas.

Garanhões tirariam a camiseta branca, por debaixo da camisa, e a colocaria em evidência com uma jaqueta de couro por cima. Mocinhas começariam a usar um jeans mais apertado e camisa com um nó em suas abas finais. Era como se a liberdade ressoasse no estilo da moçada

da época e mostrassem “nós não queremos mais imposição alguma. Agora, nos vestimos da forma que queremos” .

1

Isso só melhorou nas décadas posteriores. Os anos 70, como todos sabem, foi a abertura

fundamental na vivência daquela juventude. Cores e estampas começariam a transparecer.

Tecidos leves eram combinados com acessórios para a cabeça (que não era apenas chapéu) e os cabelos começavam a ganhar um ar destoado.

2

Na década de 80 a geometria tomou conta das ruas, bem como cores fortes e marcantes.

Porém, essa época tem a grande influência no street style: A chegada de um estilo musical nos arredores de NY mudaria o conceito de vestimenta da galera. O Hip Hop influenciaria não só a música americana e mundial, mas lapidaria um estilo marcante de “moda rua”.

3

Na realidade, o que vivemos hoje, como street style é uma compilação de fatores que se derivaram desde a década de 50 até os dias atuais. A ideia do street é você mostrar seu estilo

próprio, sem se preocupar com marcas, com que a passarela dita ou/e se o seu tênis foi comprado ontem ou há três anos.

Street style é um conceito, até pode se dizer, sustentável por não fazer uso de uma ideia consumista do “ter isso ter aquilo”, mas como você deve ser nas ruas. Qual será sua identidade

e como você mostrará que pode ser free dentro dos preceitos da moda. Como já diria Macklemore & Ryan Lewis: “But shit, it was ninety-nine cents! (Bag it) Fuck it, coppin’ it, washin’ it ‘Bout to go and get some compliments Passin’ up on those moccasins Someone else’s been walkin’ in Bummy and grungy, fuck it man I am stuntin’ and flossin’ and Savin’ my money

And I’m hella happy that’s a bargain, bitch” E o mais interessante é: O mercado fashion incorporou a moda das ruas em sua passarela…num caminho inverso, fora de seu habitual.

Bom, aí vão algumas inspirações de looks street style summer…pra vocês se jogarem nesse verãozão de meu Deus, que tem feito das terras tupiniquins ;)

1617151413121191078645