Próximos eventos

todos

Luna Sounds

Conhecendo nossos ídolos

Por: Nany Soul

Estou numa fase de querer conhecer a vida e a trajetória de meus ídolos e o contexto social e político de sua época.

Entender que não é tudo mágica e que não acontece assim, num piscar de olhos. Conhecer seus medos, sua fragilidade, sua alegria e sensibilidade em fazer algo que acreditavam com tanto amor, tanto empenho e saber que tudo isso teve seu preço.

O primeiro que quis conhecer foi Tim Maia pela biografia que Nelson Motta escreveu (O som e a fúria de Tim Maia – ed objetiva). Me fez rir, chorar e conhecer além do que todos falam por ai de Tim, saber além dos “graves, médios, agudos, som!”. O que o motivou a escrever cada uma de suas composições, saber quem estava por trás de tantos sucessos cantados por Tim, como Cassiano, concluir que Tim era complexo e loucão mesmo e todos o amamos por tudo que ele foi.

2

Depois li a biografia de Elis Regina (Furacão Elis- Regina Echeverria – ed. Leya) nossa eterna Pimentinha. Lendo este livro tive a sensação de estar na casa dela, conhecendo seus medos, sua força no palco e fora dele, como foi sua infância, sua relação com a família, sua base, sua trajetória e como ela lidava com o sucesso e com quem atravessasse seu caminho. Ela não era “Pimentinha” à toa…era ardida, tinha sua maldade e ao mesmo tempo fragilidade.

3

E por ai vai, tenho aqui uma pequena pilha de ídolos para conhecer melhor…agora lendo Noites Tropicais de Nelson Motta, tem ainda Bob Marley, Tina Turner, Villa Lobos, 1968 de Zuenir Ventura…tem tanta história para ser conhecida e me sinto ansiosa por conhecer todas.

Para quem não tem tanta paciência para os livros, pode assistir os musicais que são incríveis e um resumão dos nossos “amigos de papel”.

TIM MAIA – VALE TUDO, O MUSICAL veio para arrebar nossos corações e foi sucesso de público, bilheteria e crítica em todas as cidades por onde passou. O musical retrata a vida e a história de uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas que a música deste país já produziu. Passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, dá para assistir um pouco pelo Youtube.

4

Dia 14/03 entrou em cartaz o espetáculo “Elis, A Musical” no Teatro Alfa. Conta claro a história de Elis e de figuras lendárias da história cultural do país, como Carlos Imperial, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Lennie Dale, Miéle, Ronaldo Boscoli, Jair Rodrigues, Henfil, Paulo Francis, César Camargo Mariano, João Bosco, Aldir Blanc e Nelson Motta. Com direção de Dennis Carvalho e assinado por Patrícia Andrade e Nelson Motta – que foi namorado da cantora. Uma oportunidade de dar vida a tudo que li já que não tive o privilégio de vê-la ao vivo nos palcos.

5

Estreia ainda este mês RITA LEE MORA AO LADO, O MUSICAL em São Paulo no Teatro Tuca, no dia 27 de março de 2014. A peça, que tem a direção de Débora Dubois e Márcio Macena (Lampião e Lancelote), tem a atriz Mel Lisboa como interprete da roqueira brasileira.

6

Apresenta a mulher por trás da artista Rita Lee, bem como sua infância divertida, adolescência conturbada, seu encontro com a música e seus amores. Através do olhar de Rita, o musical conta um pouco da história do país nos últimos 40 anos, como as mudanças políticas e econômicas, as conquistas feministas, liberdade de expressão e a chegada da era digital.

O melhor disso tudo e saber que da próxima vez que escutar cada uma das canções dos meus grandes mestres, saberei a história de cada canção, o propósito de cada uma delas e assim poderei passar adiante tantos anos de história, saber que não estarei simplesmente jogando palavras ao vento e que minha missão aqui nesta Terra vai além de “Lepo lepo” e “Beijinho no ombro”.

 

Tim Maia –O musical

 

Elis Regina – A Musical

 

Rita Lee – Miss Brasil 2000 (Live 1981)

 

Bom dia, boa noite, boa semana!!

Beijos